quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Sobre livre e espontânea pressão"

Os professores da escola Flora de Queiroz Teles em Coreaú, foram solicitados a retornar a dar aula hoje(21/05/2009), sobre "imposição" e "pressão" da 6ª CREDE, que no entanto esta "reprimida " pela SEDUC e por aí vai.
Diante de tantas ameaças e coerção os professores não tiveram outra alternativa se não retomar suas atividades sendo que os mesmos são ameaçados a todo momento que temporários podem ser subistiuídos . Muito embora vala destacar que os mesmos podem ser considerados guerreiros. Isso porque, mesmo estando na condição de TEMPORÁRIOS, no momento de tomarmos a decisão de aderir a greve geral dos professores da rede estadual, todos foram solidários com os demais professores na condição de efetivos.
Mais uma vez os políticos na condição de classe dominante mostram que ainda estamos vivendo em tempos atos ditatoriais mesmo diante do slogan DEMOCRACIA no Brasil.

terça-feira, 19 de maio de 2009

GREVE GERAL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Como membro da Escola Flora de Queiroz Teles , na condição de professora, afirmo que não ter aderido a greve geral dos professores da rede estadual ,seria torna-me uma covarde sem conhecimento dos meus direitos, alienada diante das imposições que nos são coladas para tentar nos intimidar ,uma vez,que os objetivos da referida greve são para alcançarmos direitos que nos são garantidos por lei e que nosso digníssimo governador em atos de pleno descaso com o verdadeiro papel da educação vem nos negando desde do início de seu mandato .
Entretanto somos sabedores que um dos fortes argumentos em suas campanhas eleitorais foi a educação como a "galinha dos ovos de ouro".
Tenho plena convicção que, aqueles que pertence a categoria de professores da rede estadual e não aderiram a este momento de reivindicação tem deixado margens de dúvidas com relação ao verdadeiro compromisso com a educação do nosso Estado e também com relação ao sua valorização como profissional e como indivíduo.Isso porque não sendo capaz de se unir aos demais colegas para reivindicar algo que vem a lhe beneficiar como profissional é deixar seus companheiro desamparados e parcialmente enfraquecidos.
Quero parabenizar a todos os professores da Escola Flora de Queiroz Teles pela brilhante união em aderirmos esse movimento de modo unânime .Pois mostramos que por mais que tenhamos nossas diferenças somos unidos ,críticos ,conhecedores de nossos direitos e ainda podemos dizer que a nível de município fazemos a diferença.podemos sermos chamados de verdadeiros "PROFESSORES".
Motivos do desabafo: todos os dias conviver com professores que vivem reclamando de sua desvalorização profissional, angustiados por tantas injustiças e no momento de mostrar sua força enquanto membro responsável pela mudança da situação vigente ,omitir-se, deixar uma minoria lutar e ao conseguir o que está em pauta ser benificiado do mesmo jeito dos que lutaram, colocando-se em risco para defender sua categoria é ser desmerecedor do título de "PROFESSOR".(É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, em sua maioria, dependem dela.)

Nosso querido Paulo Freire, sempre presente !

"A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas algo que dela faz parte" ( Paulo Freire)

"Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muitos de nós correr o risco de, a custo de tanto descaso pela educação pública, existencialmente cansados, cair no indiferentismo fatalistamente cínico que leva ao cruzamento dos braços. 'Não há o que fazer' é o discurso acomodado que não podemos aceitar." ( Paulo Freire )